Sobre todos nós

Apesar de amar a Cindy (Lauper), não digo que as garotas queiram apenas se divertir, não. Tampouco concordo com Fergie, quando ela canta que garotas grandes não choram. Garotas são complicadinhas - ou melhor, como cantou Rodolfo, complicadas e perfeitinhas - e muito chatas, de vez em quando. Ou em sempre, vai saber... Eu acho que entendo melhor de garotos do que de garotas por alguns motivos simples: fui criada com garotos, na maior parte; só namorei garotos e minhas autoanálises (dá-lhe, Nova Gramática!) são feitas sob uma autocrítica (once again) muito cruel. Assim, os garotos eu até me atrevo a cantar.

O Leoni canta sempre que "Garotos não resistem aos seus mistérios; garotos nunca dizem não" e eu até concordo, porque garotos são mais... Fáceis. Ah, eu precisava deste adjetivo aqui, que me perdoem os moçoilos. Nem quero dizer num sentido pejorativo, mas os garotos são, sim, mais fáceis. Ou mais difíceis, de fato, de se atingir um nível mais profundo. "Os garotos da escola, só a fim de jogar bola" cantados pelo Lulu Santos, nunca foram meus preferidos - eram os como ele, Lulu, que sonhavam "em ir tocar guitarra na tevê", que me encantavam. Mas, voltando aos garotos em si: deve ser difícil mesmo crescer tentando rir das coisas e escondendo as lágrimas nos olhos, porque garotos não choram, como o The Cure cantava quando eu ainda achava dançar coladinho o suprassumo do amor. Mais tarde, quando eu achei que cantaria que "Já conheci muita gente, gostei de alguns garotos... Mas depois de você, os outros são os outros" tal qual Paula Toller e pararia exatamente aí, vi que os garotos são mais complicados do que nós, garotas. Aliás, a Paula cantou muito bem (e o Leoni compôs primorosamente) o que eu vejo, hoje, sobre os garotos, mas isso eu só digo no fim.

The White Stripes dizem que o melhor amigo de um garoto é sua mãe ou qualquer coisa que se torne seu bicho de estimação. Pode ser, garotos são muito difíceis mesmo como amigos, já que não conseguem, quase nunca, dissociar uma mulher de sexo (o que torna uma amizade pura praticamente impossível)... Mas eu tenho alguns amigos garotos, desde garotos, e talvez seja por isso que tenha crescido iludida e achando que poderia repetir a façanha depois de adulta. Ledo engano, garota, ledo engano. Os garotos são arredios e desconfiados, antes de tudo, mas na verdade são mesmo como The Smiths confessaram bem no comecinho da música: "O garoto com o espinho ao seu lado: por trás do ódio, há um desejo assassino por amor ... Como podem olhar nos meus olhos e ainda assim não acreditarem em mim?" Eu digo porque, garotos: vocês dizem com os olhos, mas não com os atos. Tem tanto medo de mostrar "essa fraqueza", em sua maioria, que acabam nos fazendo desacreditar nesse desejo. "Será que um dia vão acreditar em nós?", os mesmos The Smiths perguntaram. Talvez um dia eu acredite, talvez eu já acredite hoje. Mas, por mais que eu, às vezes, queira acreditar, só ouço Paulinha cantar, quando penso em garotos:

"Garotos gostam de iludir
Sorriso, planos
Promessas demais
Eles escondem
O que mais querem
Que eu seja a outra
Entre outras iguais...

São sempre os mesmos sonhos
De quantidade e tamanho...

Garotos fazem tudo igual
E quase nunca chegam ao fim
Talvez você seja melhor
Que os outros
Talvez, quem sabe
Goste de mim...

São sempre os mesmos sonhos
De quantidade e tamanho...

Garotos perdem tempo pensando
Em brinquedos e proteção
Romance de estação
Desejo sem paixão
Qualquer truque
Contra a emoção..."

7 comentários:

bete disse...

tão bom o post, em idéias e músicas, que eu só tenho a acrescentar que garotos são muito ....básicos!
não como o meu chique pretinho básico,ou o básicoe gostoso e arroz e feijão. mas básicos pq sempre tão previsíveis e iguais...raros escapam à triste sina...
bj

Unknown disse...

Haha.
Eu tenho amigos garotos. =P

Beijos

disse...

Caracas adorei esse post.
Nada a acrescentar.
Beijas!!!

Anônimo disse...

Pra começo de conversa, digo de comentário, garotos não são fáceis, acredito que sejam práticos. E existem sim, amizades que são verdadeiras entre homens e mulheres. Eu sei disso, eu tenho isso.

Mas já parou pra pensar que os "Garotos fazem tudo igual / E quase nunca chegam ao fim" podem ser assim por não serem amigos antes de tudo? Acho que amizade engloba um pouco de cumplicidade e pode, também, estar contido no amor.. Amor é amizade, com cumplicidade, com paixão.. com várias outras coisas. Então pra se ter um, deve-se ter o outro.. ou pelo menos um pouco de cada coisa.. uma mistura que deve ser adcionada desses ingredientes na medida certa. Aí a receita não desanda.. ;)

Enfim, só um ponto de vista de um "Moçoilo"... :D

Bjokas, e feliz ano novo atrasado tá??? Muita saúde e paz, com isso fica fácil de conseguir o resto..

Danielle Balata disse...

Garotos?

Ruim com eles, pior sem eles!

BelaCavalcanti disse...

fazia tempo que eu nao entrava aqui. Este teu último post ta muito bom...Super criativo, ADOREI mesmo. A foto nova também ficou linda, espontanea, legal.
Que vc consiga realizar tudo o que quer em 2009. Muito amor e muita paz.

Anônimo disse...

Fiquei um tempo ser vir, voltei e tinha um montão de lindos textos!
Você fica melhor a cada dia!
Realize 2009

Acabou. Boa sorte!

Em pleno 2020, em plena pandemia, em um momento onde a maioria está passando por uma mudança radical em suas vidas, resolvi voltar aqui e s...